Por que gostamos de usar o Zoom para bate-papo por vídeo – O relato de um empreendedor

Uma coisa que realmente surpreendente no Zoom é a sua capacidade de lidar com chamadas de um grande número de participantes no vídeo.

Na nossa chamada mais recente, pudemos participar com 24 membros da equipe, com 20 fluxos de vídeo simultâneos e 4 fluxos de áudio. E não houve problemas! No passado, sempre estávamos limitados a um punhado de participantes em vídeo por vez, então isso foi uma grande melhoria.

Antes do Zoom, estávamos pagando pelo GoToMeeting. O principal problema era que o modelo de preços tornava proibitivamente caro dar contas a todos os usuários da empresa, principalmente porque a maioria de nossa equipe não precisa iniciar conversas com vídeo com frequência.

Como resultado, estávamos usando uma combinação de GoToMeeting e Google Hangouts – Google Hangouts para chamadas internas e GoToMeeting para chamadas de clientes. O problema era que nunca podíamos saber quem estava disponível porque nenhum dos sistemas tinha indicador se alguém já estivesse em uma ligação ou ocupado. O zoom indica de maneira inteligente na lista de contatos no aplicativo se um usuário está ocupado ou disponível, ou se está em um computador ou dispositivo móvel.

O zoom também nos permitiu consolidar a empresa em uma plataforma de bate-papo por vídeo, fornecendo contas “básicas” gratuitas para usuários pouco frequentes. Com uma conta Básica, um usuário pode aproveitar quase todos os recursos do Zoom, incluindo o agendamento de chamadas e o bate-papo embutido. Para que pudéssemos abandonar o GoToMeeting e o Hangouts e finalmente colocar todos no mesmo sistema.

A única limitação significativa é que os usuários com contas básicas não podem agendar chamadas com mais de 40 minutos – para isso você precisa de uma conta paga. Mas para cerca de metade da nossa equipe, isso não é um problema. Esse modelo de preços nos permite implantar o Zoom em toda a empresa, consolidar dois sistemas em um e fazer tudo a um custo menor.

Outras excelentes características

  • É muito fácil para usuários externos participar de chamadas de zoom. Isso é verdade mesmo que eles nunca tenham usado o software antes. Claramente, o Zoom acertou em cheio o processo de instalação, que sempre foi um grande problema para outros aplicativos de bate-papo por vídeo. Apenas tente convencer alguém que nunca usou o Hangouts a participar de uma chamada – é um desastre total, e foi por isso que desistimos de tentar usá-la com os clientes. Ainda não encontrei um cliente ou outro usuário que não seja o Zoom que não poderá participar da minha conferência simplesmente clicando no link e seguindo as instruções.
  • As mensagens de bate-papo e grupo estão integradas. Isso é realmente conveniente para deixar mensagens para usuários que não atendem chamadas. Já usamos o Slack para bate-papo na minha empresa, mas a funcionalidade de bate-papo do Zoom é boa o suficiente para funcionar como ferramenta de bate-papo para o seu negócio. O bate-papo do Zoom supera o Slack de uma maneira: você pode conversar facilmente e de graça com usuários externos ilimitados.
  • A qualidade de vídeo / áudio é excelente. A qualidade do fluxo é comparável ao Skype.
  • Qualquer usuário pode discar para a conferência de áudio gratuitamente. Esse é um grande motivo para usar o Zoom no Google Hangouts. Com o Hangouts, você não pode discar para uma ligação – alguém na ligação precisa discar. E o VoIP não é tão confiável. Com o Zoom, a discagem de um telefone funciona perfeitamente. Mesmo se você não estiver viajando, é importante ter isso como backup, caso sua Internet fique inoperante.
  • Você pode configurar um URL pessoal personalizado (planos de negócios). É bom poder enviar um link personalizado ou de marca a um cliente para que ele participe de uma reunião.
  • Você pode compartilhar tela do seu iPhone ou iPad. Isso é essencial para treinar nossos clientes sobre como usar aplicativos de contabilidade em nuvem móvel.
  • Webinars em vídeo estão incluídos nos planos pagos. Ao contrário de muitas outras ferramentas de videoconferência que cobram por esse recurso, com o Zoom você não precisará pagar mais pelos seminários on-line por vídeo.

O que precisa ser aprimorado

  • Notificações mais proeminentes e personalizáveis. No Mac, as notificações de zoom não estão integradas ao recurso oficial de Notificações do OS X. Isso significa que você não pode configurar as notificações do Zoom para funcionarem como alertas, que ficam no canto superior direito da tela até que você as descarte. As notificações de zoom também não são exibidas no centro de notificações do OS X. Isso torna mais difícil manter-se atualizado sobre os bate-papos no Zoom. Como resultado, perdi algumas mensagens de bate-papo. Compare isso com o modo como as novas conversas funcionam no Google Hangouts, que aparecem com destaque na área de trabalho (supondo que você tenha a Extensão do Chrome instalada).
  • Duas pessoas não podem compartilhar a tela ao mesmo tempo. No Zoom, apenas um participante pode compartilhar a tela de cada vez. O Google Hangouts não tem essa limitação, e é um recurso muito bom também no Zoom. Ao colaborar em documentos ou projetos, é muito útil poder fazer o compartilhamento de tela simultâneo.
  • A presença não é extraída de calendários ou outros sistemas. Isso é algo que os usuários do Skype para negócios (AKA Lync) realmente sentirão falta se mudarem para o Zoom. O Skype para negócios possui um recurso incrível, onde ele mostra presença (disponibilidade) com base não apenas no fato de o usuário estar em uma chamada, mas também no fato de eles terem ou não um compromisso no calendário reservado que os mostra como ocupados. O zoom só mostra você ocupado quando estiver em uma ligação. Seria incrível se o Zoom pudesse sincronizar com o Google Agenda para funcionar da mesma forma que o Skype para negócios.

 

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