Webinar zoom: conheça os principais recursos

O Zoom Video Webinar é uma plataforma para hospedagem de eventos ao vivo bem como, reuniões em tempo real e palestras através da internet. Decerto, é uma ferramenta simples e econômica, com ela é possível impactar até 1.000 participantes de forma simultânea na mesma transmissão.

Enquanto o plano gratuito permite fazer transmissões de até 40 minutos e convidar 100 pessoas, as contas empresariais ampliam o número de participantes para 1.000 pessoas, sem limite de duração. 

Além disso, os recursos opcionais permitem ao anfitrião selecionar opções para gerenciar grandes públicos com registro, marca, enquetes, perguntas e respostas, bate-papo, gravação e reportagem. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre hospedagem de webinars com dicas, instruções passo a passo e práticas recomendadas do Zoom! Nesse artigo trataremos os tópicos elencados no índice abaixo, continue a leitura e aprenda tudo sobre esse assunto!

Como usar o Webinar do Zoom

 

Ao pensar em hospedar um Webinar no Zoom, decerto, a primeira coisa que deve ser feita é o agendamento. 

Portanto, você precisará selecionar a data bem como hora e tópico do webinar e determinar quem serão os participantes, para convidá-los. 

Webinars dão a opção ao host de exigir o registro dos participantes, o que funciona como uma espécie de lista de chamada, sendo a aprovação automática ou manual. Além disso, o registro do webinar zoom também pode ser desligado para participantes sem inscrição poderem fazer o acesso.

Ao escolher a opção de link, certifique-se de usar o rastreamento de URLs em suas mídias sociais e esforços publicitários para rastrear os melhores leads entre os participantes. 

Webinars podem ser realizados uma única vez bem como, em forma de série, semanalmente, ou a mesma sessão pode ser realizada várias vezes. Você também pode gravar webinars e usá-los como um recurso para outros assistirem depois.

Para agendar o webinar com registro, siga estas etapas:

1. Faça login na sua conta Zoom

Primeiro, faça login na sua conta Zoom. Em seguida, selecione “Meus seminários on-line”.

2. Selecione “Programar meu webinar”

Como usar o seminário on-line com zoom – Etapa 2 – Agendar um seminário on-line

Em seguida, digite o tópico (nome webinar) e a descrição.

Inclua quem apresentará o assunto bem como o nome da sua empresa ou qualquer outra informação descritiva.

Em seguida, digite a data, hora e duração.

Por fim, determine se o webinar será recorrente, e se assim for, defina o intervalo entre um e outro.

3. Selecione opções de registro

Em “Convidar participantes”, selecione editar. Entretanto, pode ser exigido do participante que ele se registre através de um formulário e, nesse caso, os participantes podem ser aprovados manualmente ou automaticamente. 

Além disso, você pode escolher que os participantes não são obrigados a se registrarem através de um formulário. Em vez disso, eles simplesmente inserirão seu nome e informações de e-mail

Escolha a opção de inscrição que é a melhor para você. Se você planeja acompanhar os participantes após o webinar do Zoom, exigir que eles se inscrevam pode ser a melhor opção. Assim sendo, você pode fazer perguntas personalizadas no formulário e aprender mais sobre eles.

4. Selecione configurações de perguntas e respostas

O webinar Zoom Recurso de perguntas e respostas permite que os participantes façam perguntas durante o webinar. Esse recurso pode ser ativado e desativado. Além disso, quando estiver ativado, você pode selecionar uma opção para tornar as perguntas e respostas anônimas bem como permitir que os participantes vejam.

Para acessar as configurações de Perguntas e Respostas webinar, navegue até “Opções webinar”, verifique “Perguntas e Respostas” e clique em “Agendar”.

5. Escolha suas opções de webinar

Há algumas opções webinar para escolher. É possível:

  • Registrar automaticamente o webinar
  • Disponibilizar o webinar sob demanda
  • Ligar ou desligar o vídeo do host e dos participantes. Dica: Inicie o webinar com o vídeo dos seus convidados para que eles possam se arrumar antes de fazer login.
  • Exigir senha no login
  • Habilitar uma sessão prática

6. Salve seu Webinar como modelo

Uma vez que o registro é salvo, você pode salvá-lo como um modelo para webinars futuros. Isso funciona bem para uma demonstração semanal de produtos, mesa redonda ao vivo ou uma série webinar.

7. Divulgar o Evento

Seu evento está pronto para ser divulgado! Copie a URL para enviar aos participantes ou compartilhá-la por e-mail, Facebook, Twitter e outras plataformas de mídia social.

Dicas de Webinar zoom

Uma vez que o webinar tenha sido agendado e configurado através de sua conta Zoom, você está pronto para convidar os participantes! Use essas dicas, com as melhores práticas do webinar para aproveitar ao máximo a experiência:

1. Promova seu Webinar 

Use mídias sociais como Facebook E Twitter e-mail, e outras ferramentas de comunicação para ajudar a espalhar a notícia sobre o seu webinar. Incentive seus membros da equipe, colegas, parceiros e palestrantes a fazer o mesmo.

Forneça mídias sociais e imagens de e-mail para os parceiros para tornar o compartilhamento o mais fácil possível. Além disso, verifique o Linkedin para grupos relevantes da indústria e convide-os a participar.

2. Hospede um ensaio técnico

Uma vez confirmado os palestrantes, é fundamental hospedar uma “corrida sem valer”, especialmente para pessoas que são novas no formato. Em seguida, execute algumas perguntas de teste que você fará no Perguntas e Respostas do webinar e revise como eles podem aproveitar recursos para se envolver e interagir com o público.

Ademais, certifique-se de que as apresentações do PowerPoint e outros recursos visuais estejam formatados corretamente e prontos. Isso pode ser feito vários dias antes do webinar agendado.

3. Definir o cenário

Criar um fundo visualmente agradável através do uso da iluminação e talvez uma tela ou tela atrás do host e demais participantes pode definir um tom positivo desde o início.

Certifique-se de que seu cabelo está penteado, que sua roupa é profissional bem como apropriada, e fique situado confortavelmente na frente da câmera. Além disso, para evitar distrações em segundo plano, peça aos convidados que se configurem em uma sala tranquila e usem fones de ouvido, se necessário.

4. Luzes, câmera, ação!

Cinco minutos antes de sua apresentação começar, use o botão de transmissão para passar um breve teste antes de começar, para eventuais ajustes e alinhamentos.

Uma vez concluída essa tarefa, é hora de começar! Em seguida, poste nas redes sociais, divulgue a hashtag usada e os ensine a utilizar o recurso de Perguntas e Respostas.

5. Mantenha os participantes engajados

Nada fará com que os participantes se dissipem mais rapidamente do que uma introdução divagante e sem inspiração. Portanto, use frases curtas e diretas, e incentive a discussão logo no início através de Perguntas e Respostas, votação, e do recurso que permite aos participantes “levantar a mão” digitalmente para mantê-los focados.

Peça aos participantes para conversarem e comentarem de onde eles estão sintonizando. Em vez de ouvir uma voz durante toda a duração do webinar, é provável que os participantes permaneçam mais engajados se estiverem ouvindo um Discussão entre dois ou mais palestrantes. 

Da mesma forma, usar slides visualmente agradáveis e concisos será muito mais eficaz em transmitir seu ponto e segurar a atenção dos participantes.

Mantenham-se engajados durante todo o seu tempo juntos mantendo um bom contato visual. Mantendo o seu conteúdo visual e audivelmente atraente garantirá que seus participantes se segurem até o final de sua apresentação. No fim, você pode fazer o seu arremesso final, promoção e/ou CTA.

6. Acompanhe

Depois do webinar, descubra o que os participantes pensaram, o que você pode fazer melhor da próxima vez, e se você atingiu seus objetivos. O Zoom fornece cinco tipos diferentes de relatórios para ajudá-lo a analisar seu webinar:

  • Enquete
  • Perguntas e Respostas 
  • Participantes
  • Inscritos 
  • Desempenho 

Use esses dados para ajudar a analisar este evento e planeje o próximo. Ademais, planejar eventos regulares ajudará a manter seu público engajado e o nome da sua empresa visível, ajudando não só a gerar receita, mas também a construir a conscientização da comunidade e da marca.

Portanto, quando você estiver pronto para hospedar o seu próximo – ou talvez o seu primeiro – Webinar Zoom, é palavra de regra é: esteja preparado. Com planejamento antecipado bem como atenção até mesmo aos menores detalhes, você manterá seus participantes engajados e aguardando ansiosamente seu próximo evento.

Procurando por mais informações? Acha que esse recurso será útil para o seu negócio? Preencha o formulário abaixo para que um consultor entre em contato e entenda melhor a sua necessidade. Continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse!

Inscreva-se na
nossa Newsletter

Banner's

Artigos recomendados

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp